sábado, 16 de março de 2013

[Resenha] Across The Universe

  Este é considerado o MELHOR filme que eu já ví. O longa foi dirigido por Julie Taymor ("Frida" 2002, "A Tempestade" 2010) que cria uma história a partir das músicas mais famosas dos Beatles. Cenas arrepiantes, emocionantes e contagiantes fazem parte desse lindo musical indicado ao Oscar 2008 de melhor figurino. Ótimos profissionais empenhados a presentear os fãs, tanto do cinema, quando dos Beatles, com ótimas performaces e 90% das cenas gravadas ao vivo, sem dublagem na pós produção.
  Jude (Jim Sturgess, "Um Dia" 2011) mora em Liverpool e se muda para os Estados Unidos para procurar o pai. Chegando lá, ele conhece Max (Joe Anderson, "Amanhecer - parte 2" 2012) , torna-se seu amigo e se apaixona por sua irmã Lucy (Evan Rachel Wood, "Aos treze" 2003), que junto com seus amigos, se envolve em movimentos de protesto contra a guerra do Vietnã. 

Jim Sturgess na cena de abertura - Cantando a música "Girl"

  O longa se passa nos anos 60 durante os tempos turbulentos da guerra do Vietnã. Foi nesse contexto que a diretora criou uma história e ultilizou com perfeição as músicas dos Beatles para complementar a narrativa, que não é cansativa. Com belíssima fotografia, Jim Stugess, logo no inicio, mostra seu talento cantando "Girl" - uma das melhores cenas. Na sequência, todas as canções apresentadas seguem à risca a narrativa, dando um entendimento maior da estória.
Lucy e Jude em cena romantica


  O loga tem como participante mais que especial o Bono Vox do U2 que interpreta a música dos créditos finais "Lucy in the sky with diamonds". Uma curiosidade do filme é que o nome de todos os personagens também foram retirados das músicas dos beatles. Então, pra quem é fã da banda, eu altamente recomendo que vejam essa produção.
  Não tem como escolher a melhor cena musical do filme mais as de  "strawberry fields forever", "Across The Universe" (música usada como título do filme) e "Hey Jude" foram as que mais me marcaram. Não tem como não se emocionar e se arrepiar com a energia e a paz que essas músicas trazem, é realmente delirante.

Jim Sturgess em "Strawberry Fields Forever"

  Durante a forte repressão policial  aos movimentos de protesto contra a guerra do Vietnã, Jude sobe na cobertura de um prédio, se aproxima do microfone e canta:

"There's nothing you can do that can't be done
 Nothing you can sing that can't be sung
 Nothing you can say, but you can learn how the play the game
 It's easy

There's nothing you can make that can't be made
 No one you can save that can't be saved
 Nothing you can do, but you can learn how to be you in time
 It's easy

 All you need is love
 All you need is love
 All you need is love, love
 Love is all you need..."

Pôster Oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário