domingo, 17 de fevereiro de 2013

[Resnha] Um mundo dividido por três




   Baseado no livro “Os inocentes sagrados” de Gilbert Adair. Os sonhadores, do diretor vencedor do Oscar® Bernardo Bertolucci (“Último tango em Paris”, “Beleza Roubada”) é um drama que nos transporta a um mundo particular pertencente a três jovens fãs de cinema clássico.
  
 Paris, 1968. Em meio a protestos estudantis; Matthew (Michael Pitt, “Violência Gratuita”), um estadunidense estudante de intercâmbio conhece os irmãos gêmeos Theo (Louis Garrel “Canções de Amor”, “A bela Junie”) e Isabelle (Eva Green, “A bússola de Ouro”, “Cruzada”). Os três tinham uma enorme paixão por cinema clássico. Após se conhecerem melhor, os irmãos convidam Matthew para ficar na casa deles enquanto seus pais estão viajando. Matthew, um grande observador, fica de inicio, chocado com a falta de pudores e a enorme intimidade dos irmãos. Aos poucos ele é inserido ao “mundo” deles; tendo uma grande paixão por Isabelle, que por sua vez, possui uma ligação muito forte com o irmão.

Isabelle no momento em que conhece Matthew
 
Os irmãos gêmeos Theo e Isabelle
   Ousadia é sinônimo de Bertolucci, que chocou muito em “O último tango em Paris”.  Os sonhadores tem uma grande carga de sensualidade e cenas de nudez completa, o que não diminui a beleza das cenas com incrível fotografia, direção de arte e trilha sonora. Temas considerados tabus também são tratados, como o possível incesto. Os talentosíssimos atores fizeram um ótimo trabalho, interpretando com naturalidade até as cenas mais difíceis. Destaque pra Eva Green que mostrou que sabe o que faz em sua estreia no cinema.
   
  Em meio a jogos psicológicos, os quais um dos três reproduzia alguma cena de um filme clássico e um dos outros devem descobrir de qual filme se trata ou pagar uma prenda; Bertolucci faz uma linda homenagem ao cinema ao mesclar cenas dos filmes originais com as reproduzidas nos tais jogos. Uma marcante é a corrida no museu do Louvre, onde os jovens tentam quebrar o recorde do filme “Band à Part” de 1964 que é percorrer todo o museu em menos tempo.
Cena Original do filme "Band à Part" de 1964 no Museu do Louvre

Quebra do tempo recorde da corrida do Louvre
  Frases: 
    "Os pais dos outros são sempre mais simpáticos do que os nossos, só que por algum motivo os nossos avós são sempre mais que os dos outros."

"Antes de pensar em mudar o mundo, pense que você faz parte dele. Você não pode ficar de fora e apenas olhar."

"Olhamos para a nossa volta e o que temos? Caos. Caos completo. Mas visto por cima... por Deus talvez, de repente tudo se conjuga." 

 
"Quanto mais se olha para tudo, para a mesa, as coisas nela, o frigorífico, para esta cozinha, para o seu nariz, para o mundo... de repente percebemos haver uma espécie de energia cósmica de formas e texturas."

 "A inspiração é como um bebé, não escolhe a hora mais apropriada para entrar no mundo."

Os sonhadores é um filme marcante, com roteiro inteligente e profissionais de primeira linha. Tenho 99% de certeza que agradará aos fãs de cinema em geral. Está disponível em DVD e recomendo a todos. 
Bom Filme!



Nenhum comentário:

Postar um comentário